top of page
  • Adilson Pize

As Fronteiras do Gerenciamento de Projetos

Atualizado: 16 de abr. de 2021


Escrevi este texto já há alguns anos, sobre quais são as fronteiras ou limites do Gerenciamento de Projetos, e o mesmo foi publicado em minha coluna no Portal de Notícias Baguete, mas me parece que, infelizmente, ainda permanece um texto atual, e que vale a pena publicar de novo.

Minha experiência profissional tem demonstrado que, infelizmente, ainda existe um mal entendido por parte das organizações e seus executivos do que vem a ser o Gerenciamento de Projetos.

Certa ocasião eu participava de uma reunião com executivos de várias organizações e coloquei em discussão quais eram as necessidades de conhecimento de tais executivos em Gerenciamento de Projetos. Eis que ouvi de um dos executivos presentes: “Não precisamos de mais nenhum conhecimento sobre Gerenciamento de Projetos. Já conhecemos o PMBOK®!”.

Confesso que fiquei um tanto quanto perplexo com tal afirmativa, pois o Gerenciamento de Projetos vai muito além do que está descrito no PMBOK®.

O PMBOK® é amplamente conhecido, mas para os leitores que não tiveram a oportunidade de conhecê-lo em maior profundidade, podemos resumi-lo como um guia de boas práticas para o gerenciamento de projetos individuais, independente do tipo do empreendimento, seja ele um projeto de construção, um projeto de desenvolvimento de software, um projeto de desenvolvimento de novo produto ou serviço, etc.

O Guia PMBOK® tem o mérito de estar organizado em processos de gestão que são normalmente adotados para conduzir os projetos, e para cada processo de gestão traz descritas boas práticas que podem ser adotadas para realizar com mais sucesso tal processo.

Desta forma, o Guia PMBOK® cumpre um papel fundamental na gestão individual dos projetos, mas o Gerenciamento de Projetos vai muito além disto.

A disciplina de gestão denominada Gerenciamento de Projetos inclui também a gestão de Programas e Portfólios de projetos, ou seja, extrapola os projetos individuais e caminha em direção à gestão estratégica dos projetos da organização, o que inclui:

  • Gestão integrada de projetos que fazem parte de um programa;

  • Alinhamento dos projetos aos objetivos estratégicos (planejamento estratégico) das organizações;

  • Sistematização da seleção e priorização de projetos frente às estratégias organizacionais;

  • Estabelecimento e manutenção de uma estrutura de governança e processos adequados à condução e gestão dos projetos, programas e portfólios, devidamente alinhados e integrados com os processos operacionais da organização;

  • Etc.

Cada um dos tópicos acima abre portas para um universo repleto de modelos, métodos e boas práticas de gestão.

Conformar-se apenas em conhecer o Guia PMBOK® e imaginar com isto dominar o Gerenciamento de Projetos tem se mostrado um equívoco muito grande e que resulta no insucesso dos projetos empreendidos pelas organizações.

232 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page