Há uma vasta literatura existente sobre planejamento estratégico, dos mais diversos autores, que compreende desde a trajetória histórica até uma sólida fundamentação em torno do tema, incluindo os elementos que compõem um bom planejamento estratégico e, em alguns casos, enriquecida com exemplos.
Já no caso do alinhamento estratégico de projetos a literatura é mais limitada. Na verdade o assunto normalmente aparece em meio a outros temas em livros que tratam sobre gerenciamento de portfólio, em especial em capítulos sobre critérios e métodos para seleção e priorização de projetos.
Porém, ao observar toda esta literatura disponível, sente-se a falta de uma abordagem mais processual, o que acaba por dificultar ao leitor colocar os princípios e conceitos estudados em prática em sua organização. Ou seja, após ler vários livros, uma pergunta permanece: como fazer isto acontecer em minha organização?
Este livro, que será lançado em poucas semanas pela Editora Brasport, propõe abordagens práticas, simples e colaborativas para o desenvolvimento do planejamento estratégico e para a posterior priorização e seleção de projetos com base no alinhamento aos objetivos estratégicos da organização e outros critérios adicionais de priorização e seleção.
O livro estará disponível impresso e em formato de e-book, inicialmente em português, e em breve também em inglês. Há previsão do livro também nos idiomas espanhol e francês para o primeiro semestre de 2018.
Acompanhe o website da Editora Brasport (www.brasport.com.br) pois em poucos dias deverá ser disponibilizada a pré-venda do livro. Então aproveite a oportunidade e adquira logo seu exemplar.