top of page
  • Adilson Pize

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável PNUD/ONU

Atualizado: 15 de abr. de 2021


O mundo passa por um momento delicado, que nos põe frente a riscos e desafios a ser superados pela atual e futuras gerações.

Apesar dos progressos na redução da pobreza, ainda convivemos com milhões de pessoas que vivem em pobreza extrema, e a desigualdade social permanece presente, ou até mesmo tem aumentado, em países de todos os continentes.

O advento da Indústria 4.0 e da Transformação Digital trazem consigo novos desafios quanto à empregabilidade, principalmente de pessoas menos favorecidas e com menor acesso a educação e formação profissional.

Conflitos espalhados em diversas regiões têm resultado em multidões de refugiados que buscam pela oportunidade de uma vida digna em outros países que os acolham.

Não obstante a isso, observa-se uma crescente intolerância de diferentes naturezas: racial, de gênero, política, religiosa, etc. Talvez, nunca antes na história, extremismo, xenofobia, homofobia e racismo estiveram tão presentes no dia-a-dia das pessoas em todo o mundo. Tem-se observado pouco respeito e muita intolerância.

Na Excellence acreditamos que é somente através da união de cidadãos, organizações e governos que conseguiremos superar as adversidades e desafios em busca de um mundo melhor, mais justo e humano para todos.

É por isso que apoiamos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo promover o desenvolvimento e erradicar a pobreza no mundo.

São 17 objetivos interconectados que agem como um chamado universal para ações contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

Conforme está descrito no website do PNUD Brasil: "Os ODS trabalham com o espírito de parceria e pragmatismo para fazermos as escolhas certas para melhorar a qualidade de vida, de forma sustentável, para a atual e futuras gerações. Eles oferecem orientações claras e metas para todos os países adotarem em acordo com suas prioridades e desafios ambientais de todo o planeta. OS ODS são uma agenda inclusiva. Ele combatem as raízes das causas da pobreza e nos unem para fazermos uma mudança positiva para as pessoas e para o planeta".

Hoje lançamos oficialmente nosso programa de apoio aos ODS do PNUD.

Programa de apoio da Excellence aos ODS do PNUD/ONU

Através deste programa temos a intenção de ajudar na divulgação dos ODS, publicando semanalmente informações sobre cada um deles, propiciando que cada um individualmente possa refletir sobre como pode colaborar para o atingimento deles.

Esteja certo que você, individualmente ou através de sua organização, ou ainda através da participação em ações de Organizações Governamentais ou Não-Governamentais (ONGs), tem como colaborar com vários dos ODS.

Você e/ou sua organização também podem colaborar com a divulgação dos ODS. Acesse maiores informações no site do PNUD Brasil em http://bit.ly/ODSPNUD.

53 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page